terça-feira, 1 de setembro de 2009

Moda e Cultura: relação possível?

Relação entre Moda e Cultura

Moda e Cultura estão intimamente relacionadas. Cultura, numa definição simples é tudo o que o ser humano produz. E esta produção pode ser material e imaterial. Uma cadeira é uma manifestação cultural material, enquanto uma música é uma expressão simbólica.Nenhuma é mais importante do que a outra, mas se completam e se colocam lado a lado.A moda não é apenas (tomando o vestuário como exemplo) uma imagem, uma configuração, mas, uma representação (o passado e o presente conjugados) que fala, porque se enraíza no universo simbólico, próprio do ser humano, animal desejante, falante e mutante.
Neste aspecto, a Moda assim como a Cultura, é viva, dinâmica, está sempre criando e recriando, e apontando para os fundamentos da história. A Moda é um elemento vivo, dinâmico, sempre em trânsito, jamais estático, jamais fixo, jamais fútil, jamais inútil ou supérfluo. Numa roupa estão presentes símbolos visíveis e símbolos latentes. Exibir uma roupa é mostrar o pertencimento a um grupo, a uma religião, a uma tribo, a uma cultura.Vestir-se não é apenas cobrir o corpo, mas revesti-lo de significados manifestos e latentes.
Podemos sim dizer que a Antropologia contribui enormemente para a compreensão da Moda.Sendo a ciência que estuda “o outro”,” o diferente”,”o que está longe de mim”, a Antropologia capta a Moda como um fenômeno que supera o simples vestir-se, no caso do vestuário. Talvez nenhuma manifestação humana seja mais significativa do que a moda, talvez nenhuma expressão mostre com mais clareza o quanto somos um animal que se movimenta num universo do símbolo, do significado, do apenas lembrar. A Antropologia da Moda é sobretudo um campo inesgotável de possibilidades, pois é constituída de pessoas vivas, agentes de transformação, elementos de dinamismo, que apontam para cultura como um terreno do eterno transformar-se.
Gabriela Maroja Jales

Um comentário:

Raytch disse...

Ótimo texto,maravilhosamente bem escrito e esclarecedor!
Parabéns