domingo, 2 de setembro de 2007

Afinal, o que é Cultura de Moda?

Aqui estou, depois de tanto tempo sem postar... Alías, sem postarmos, pois como sabem este blog é feito a quatro mãos: duas minhas e duas de Fabíola. Por falar em Fabíola é importante dizer-lhe caro leitor, que seu estágio na Itália acabou e agora ela está lavorando em São Paulo, e de lá já está escrevendo suas pérolas para colocar por aqui.
O tema hoje é Cultura de Moda, o que é afinal?
Acho este um tema de extrema importância, pois a moda faz parte da cultura, como a cultura também se mostra através da moda. Para aqueles que acreditam que a moda não passa de um desenho de roupas ou de "comprar um tecidinho no centro e mandar costurar pra depois vender" (uma amiga que é estilista disse que este foi o comentário de uma ´suposta`cliente, igual a fábula da Raposa e as Uvas), estão bem enganados... A moda envolve todo a rede social, pois somos corpos, matérias que se vestem, e o que colocamos nos corpos diz sobre nós muita coisa, por isso comunidades se tatuam, outras se cobrem de jóias, outras vestem a "burca", que é isto senão uma simbologia da moda?
Por isso acho pertinente questionarmos: em nossa sociedade, dentro de nossa região, haverá uma cultura de moda própria? Vamos pensar nisso? Logo mais postarei aqui o resultado da pesquisa de minha especialização em Cultura de Moda, onde fiz esta análise à luz da teoria das representações sociais.
Que tal passar por aqui depois para ver a qual conclusão chegamos?
Em tempo: três marcas paraibanas começam a ganhar asas e sair por aí, pelos computadores alheios e pelo mundo afora mostrando que a Paraíba tem moda. São elas:
e ainda a Josephine Blue que ainda não tem site, mas dá pra ver aqui: www.orkut.com/Profile.aspx?uid=2 044392948914654540 e aqui: http://www.flickr.com/photos/lola_/
Até já!
Gabriela Maroja

Nenhum comentário: