segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Ideologia: eu quero uma pra viver?!!!

Lipovetsky em seu famoso livro “O Império do Efêmero” diz que atualmente em tempos hipermodernos, mais do que uma ideologia para viver o homem busca é uma "uma moda para viver".
Mas, sendo a moda um fenômeno de consumo que encontra seu lugar muito mais no plano do simbólico do que do material, encontramos ainda hoje pessoas que precisam mesmo é de uma ideologia pra viver: e o que parece é que a moda hoje é a ideologia da maioria. Buscar estar na moda, com a marca da moda, se incluir no mercado tão falado mercado de luxo, sentir prazeres individuais com uso de determinados produtos ou marcas, é como uma religião a ser seguida. Não é a moda como vestimenta, mas o que ela representa como uma ideologia também, seu valor simbólico, representado pelo uso de uma roupa “versace”, do celular de design “Dolce & Gabanna”, de uma bolsa Louis Vuitton de edição limitada, ou de ser proprietário do carro com todos os opcionais que jamais usaremos. Mas, a grande ideologia é parecer a Madonna, a Paris Hilton, o David Beckham, ou qualquer celebridade que divulgue estas marcas e nos faça querer pertencer a seus universos. O consumo esvazia as ideologias...

O mercado da moda hoje transformou-se na grande corrida em busca de um sentido pra vida, por isso hoje, podemos dizer: “Ideologia: eu quero uma moda pra viver”!!!





Gabriela Maroja Jales