terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Projeto Segunda Pele

Os artistas plásticos paraibanos Diógenes Chaves e Sidney Azevedo estão finalizando um projeto muito interessante e sensível: o projeto Segunda Pele.
Esse projeto é importante porque visa unir arte e moda na mesma sintonia, e mais ainda, agregar à moda e ao design o algodão colorido da Paraíba, matéria-prima tão valiosa quanto esquecida pelos grande designers. No fim, o algodão colorido assim como o artesanato virou o "folclore local", e só tem servido para estampar blusinhas para turista ver tipo:"NEGO", "ESTIVE NA PARAÍBA...". É uma pena. Vamos ver se agora com o projeto o negócio vá pra frente.
Segue aí uma parte da justificativa do projeto.
Estão participando dele como artistas:
Diógenes Chaves
Sidney Azevedo
Margarete Aurélio
Alena Sá
entre outros...

como designers/ consultores
Eu (Gabriela Maroja)
Alexandre Nepomuceno
Helena Dieb
Larissa Uchôa
Fabíola Pedrosa
Carol Monteiro para Alinhada
Romero Souza
Goretti Irineu
entre outros...

Projeto
Segunda Pele

“Nossa espécie é a única que, conscientemente e deliberadamente, modifica sua aparência.”
Coco Chanel

Apresentação

A serigrafia é a técnica de impressão gráfica mais utilizada na indústria da multiplicação de produtos (embalagens, publicidade e a indústria do consumismo) e é responsável pela iniciativa artesanal de muitas indústrias modernas, por exemplo, a indústria têxtil. A personalização necessária às produções da alta costura e a multiplicação de um mesmo padrão de roupas e vestimentas (prêt-à-porter) são, indiscutivelmente, produzidas a partir de verdadeiras indústrias de “fundo de quintal”. As múltiplas possibilidades desta técnica milenar (a serigrafia foi criada pelos japoneses há 2.000 anos) fazem dela um bom instrumento tanto para a confecção de roupas com estamparia padrão exclusiva como para estampar em determinados lugares de uma peça de roupa. Principalmente, se há necessidade de realização de peças-piloto necessárias para pré-aprovação de determinada linha de produtos (muito comum nos desfiles de moda) ou para a produção de pequeno número de peças (fardamento, decoração personalizada, etc.).

O que mais interessa no projeto é a valorização do encontro da técnica industrial (serigrafia, indústria têxtil) com o artesanato (costureiras, modistas, estilistas etc) local com o objetivo de produzir peças de vestuário únicas. Interessa também, o espetáculo da dessacralização da obra de arte ao transformar o trabalho de artistas plásticos em modelos e padronagem para a indústria da moda. É como se a roupa que usamos fosse uma complementação do nosso corpo (nossa segunda pele) que recebe o colorido e a obra do artista que a deixou inacabada. Daí, a roupa é um objeto de adorno que está entre o corpo e a pessoa.

Os artistas participantes do projeto utilizarão símbolos gráficos, recolhidos e trabalhados no imaginário de cada um, para serem impressos nas peças de tecido de forma irregular, em justa ou sobreposição, até se obter uma padronagem de estamparia têxtil, exclusiva e criativa. Na seqüência, serão confeccionadas peças-piloto a partir da criação de estilistas convidados que vão, ao final, ser apresentadas por manequins profissionais e/ ou por pessoas comuns, durante o vernissage do evento.

Neste projeto, há o desejo de se associar à valorização e ressurgimento da cultura do algodão no Estado da Paraíba e, principalmente, à difusão de uma cultura diferenciada: o algodão colorido. Há, também, o saudável envolvimento de rudimentos técnicos da antiga artesania têxtil em conjunto com a produção de obras de arte pelas mãos de vários pequenos produtores: costureiras, estilistas, artesãos, etc. Uma exposição pública com o resultado do projeto e um catálogo apresentarão as conquistas deste trabalho até outras comunidades nordestinas no intuito de estimular a produção artística, a economia e o desenvolvimento social da região.

Objetivo Geral

O REGISTRO gráfico de obras de arte confeccionadas a partir do uso do algodão colorido como suporte para criação artística (estamparia têxtil com a técnica serigráfica, confecção de vestuário padronizado, desfile de moda etc.) como proposta de ação integrada entre a arte contemporânea e a indústria da moda (produção local), através de estilistas e artistas visuais.


Objetivos Específicos

EDITAR e publicar um catálogo em policromia (28 páginas, 28x21cm, 4x4 cores, papel couche fosco, 1.000 exemplares etc.) com textos e imagens, além dos créditos instituições;
REALIZAR pesquisas em bibliotecas, instituições de ensino, arquivos particulares, lojas, fábricas e indústrias têxteis no Estado da Paraíba;
DISCUTIR e analisar a produção de estilistas e artistas visuais que trabalham com a indústria têxtil e de confecções (moda, estilismo);
DAR visibilidade, alternativas e possibilidades de mercado (venda, exportação etc) aos profissionais envolvidos;
UTILIZAR a técnica serigráfica como instrumento de impressão gráfica e intervenção no tecido de algodão colorido criando peças únicas e que valorizem os profissionais das áreas da moda, costura, estilo etc.;
REALIZAR uma exposição de artes plásticas (instalação, desfile de moda) propondo a participação do público que manuseará as obras expostas (peças de tecido de algodão estampadas através da técnica serigráfica com motivos – imagens e texto – recolhidos durante a pesquisa);
REGISTRAR, através de equipamento DIGITAL, as ações do público interagindo e participando na exposição;
VALORIZAR a cultura do algodão colorido (produzido com certa exclusividade no Estado da Paraíba).

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